CIT monitora o Coronavírus e propõe recomendações
Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para o Coronavírus depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com dezenas de milhões de habitantes.
O vírus tem como sintomas tosse, febre e dificuldades respiratórias e os médicos já afirmam que há tratamento. Todos os meios de transportes, bem como os terminais têm sido alvo de preocupação das autoridades de todos os governos.
Os casos do novo coronavírus 2019n-CoV são uma emergência de saúde pública e uma ameaça aos usuários de transportes, mobilizando organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus, incluindo a Câmara Interamericana de Transportes (CIT), que por meio de temas apresentados em nossas Assembleias, já alertavam sobre o perigo das enfermidades infecciosas no setor de transportes.
As recomendações padrão da OMS e da CIT são as seguintes:
• lave as mãos frequentemente com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão;
• ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço - jogue fora o lenço imediatamente e lave as mãos;
• evitar contato físico com qualquer pessoa que tenha febre e tosse;
• se você estiver com febre, tosse e com dificuldade em respirar, procure atendimento médico o mais rápido possível e informe o seu médico os lugares por onde você passou anteriormente;
• se você visitar mercados de animais vivos em áreas onde foram registrados casos do novo coronavírus, evite o contato direto desprotegido com animais vivos e com superfícies em contato com esses animais;
• evite comer produtos de origem animal crua ou mal cozida. Carne crua, leite ou vísceras de animais devem ser manuseados com cuidado, a fim de evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, de acordo com as boas práticas de segurança alimentar.
Para quem trabalha em pontos de entrada no país e terminais de transportes, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.
Se por ventura houver algum caso suspeito em ônibus, trens, metrôs, elevadores, aviões, navios e outros meios de transporte e respectivos terminais, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.
©2009 Todos os direitos reservados Câmara Interamericana de Transportes CIT
Sede Permanente:
Câmara Interamericana de Transportes – CIT
SAS - Quadra 1 - Bloco J - Ed. Clésio Andrade - Torre A - 7º Andar - Sl. 702 Cep: 70070-944 - Brasília – DF Brasil
Telefax: (+ 55 61) 3225-0055
Informações Gerais: cit@citamericas.org